Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Gruiformes
Família: Rallidae
 Rafinesque, 1815
Espécie: C. notatus

Nome Científico

Coturnicops notatus
(Gould, 1841)

Nome em Inglês

Speckled Rail


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Pinto-d'água-carijó

O Pinto-d’água-carijo (Coturnicops notatus) é uma ave pertencente a família Rallidae.
Os registros existentes - Bolívia, Colômbia, Venezuela ,Guiana , Brasil (três locais em São Paulo e dois no Rio Grande do Sul), Paraguai, Uruguai e Argentina (até a Patagônia) – indicam que sua distribuição seja por toda a América do Sul cisandina.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (latim) coturnix, coturnicis = codorna; e do (grego) öps = parecido com; e do (latim) notatus, notata, notatum = manchado, com manchas. ⇒ (Ave) parecida com uma codorna com manchas.

Características

Mede entre 13 e 14 centímetros de comprimento e pesa cerca de 30 gramas (Taylor, 1996).
Sua plumagem é pardo-anegrada. Possui as partes superiores pintalgadas de branco. Tem o pescoço anterior estriado de branco, enquanto o resto das partes inferiores são transversalmente fasciadas. Sua íris é vermelha-alaranjada. Tarso, pés e bico são escuros.

ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL

Subespécies

Espécie monotípica (não são reconhecidas subespécies).
(Clements checklist, 2014).

Alimentação

Alimenta-se principalmente de sementes de gramíneas e pequenos artrópodes.

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

É uma ave predominantemente diurna. Habita regiões pantanosas com vegetação densa, banhados, juncais, arrozais e outras áreas úmidas tropicais e subtropicais. A vocalização desta espécie é conhecida apenas de poucos exemplos gravados. Alguns deles podem ser ouvidos diretamente no banco de dados da Macaulay Library: http://macaulaylibrary.org/search?&asset_format_id=1000&collection_type_id=1&taxon=Speckled%20Rail&taxon_id=11999340&taxon_rank_id=67&sort=21

Distribuição Geográfica

Bolívia, Colômbia, Venezuela, Guiana, Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. No Brasil até o momento foi registrada em Taubaté, nordeste de São Paulo (Teixeira & Puga, 1984), também em Novo Hamburgo, nordeste do Rio Grande do Sul e em Pelotas, na região Sudeste do estado.

Referências

Consulta bibliográfica sobre subespécies:

Galeria de Fotos